quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Buzz Marketing



DEFINIÇÃO:
Na minha opinião, o Buzz marketing é uma técnica de marketing que consiste em revelar a lideres de opinião, entre o publico alvo, informações sobre produtos ou serviços, fazendo com que estes se sintam privilegiados e lisonjeados por fazerem parte dos poucos que possuem o “conhecimento” para que desta forma estejam dispostos e desejosos de passar a mensagem para a sua rede de contactos e assim consecutivamente num efeito dominó, atingir o maior numero de pessoas possível.

O Buzz marketing é também conhecido como uma campanha “word-of-mouth”, ou seja uma troca espontânea de informação entre consumidores sobre as suas experiências e opiniões.

“Buzz marketing is an indirect communications method that has been used successfully in the promotion of a wide variety of products, services, and ideas. By identifying and cultivating non-media opinion leaders, the technique generates word-of-mouth communications between these early adopters of products and services and the early and late majority of people who tend to follow their lead. Opinion leaders can be categorized as ordinary or extraordinary, technical or social, and specialist or generalist, depending on the nature of their communications, expertise, and range of knowledge. Buzz marketing is most useful for ideas that are memorable, produce small changes in behavior that have big effects over time, and have the potential to reach a "tipping point" in terms of momentum among a target population.” (David A. Holdford)

Vantagens:
Direccionar a mensagem aos lideres de opinião pretendidos
Assegura que a mensagem passada é positiva

Desvantagens:
Se a escolha dos lideres de opinião for mal efectuada a mensagem pode não passar, e desta forma os resultados serão nulos ou muito reduzidos e o resultado ficará aquém do desejado.

Exemplo:

O que esta acontecendo com a Grazi?

Um excelente exemplo foi a campanha da Imedia Excellence da L´OREÁL com a actriz brasileira Grazi Massafera ver em www.oqestaacontecendocomagrazi.com.br

Sem comentários: