terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Brand Marketing


Definição:

Por Erick Cypriano, “Brand Marketing é o estudo, aprimoramento e prática de acções voltadas a gestão do desempenho e comportamento de uma marca em relação ao seu universo consumidor.”

Na minha opinião o Brand Marketing é técnica que permite a uma marca/empresa trabalhar toda a sua comunicação de forma eficaz e que permite que a sua imagem, e posicionamento sejam percebidas pelo publico em geral exactamente da forma como foram idealizadas.


Neste momento as marcas são muito mais que produtos, actualmente as marcas podem ser pessoas, cidades e até mesmo lugares.
O Brand marketing serve para transmitir um determinado posicionamento afim de criar uma ligação entre as marcas e os consumidores, esta tem de ser muito clara e precisa para evitar uma dissonância cognitiva e desta forma não defraudar as expectativas criadas com as campanhas efectuadas, assim criam-se laços duradouros que permitirão o perpetuar das “marcas”

Vantagens:

Quando bem efectuado o Brand Marketing permite criar laços entre os consumidores e as marcas, e assim dar lugar a uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Desvantagens:

Quando mal efectuado ou seja quando as expectativas criadas não são satisfeitas dá lugar a um distanciamento dos consumidores e uma quebra na notoriedade das marcas.

Como exemplo temos duas marcas mundiais que vão muito alem dos seus produtos como a Coca Cola e a Nike


Sem comentários: