terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marketing Viral




Definição:
O Marketing Viral pode ser descrito como uma estratégia que encoraja os indivíduos a passar a mensagem de marketing a outros indivíduos criando as condições para que a mensagem passe de forma exponencial e se multiplique muito rapidamente.



Temos como exemplo o Youtube como uma das formas actualmente mais usadas para difundir esta técnica.
Uma das ferramentas mais utilizadas para o marketing viral é sem duvida a Internet, esta permite atingir um enorme numero de indivíduos num curto espaço de tempo e com relativo baixo custo, ao contrário dos meios convencionais mais caros e menos eficazes como afirma Joachimsthaler Aaker.



“At one time, mass-media advertising primarily did brand building, and the advertising agency was often the dominant player, but now a day’s mass-media advertising is ineffective and costly. Fragmentation and rising costs are already inhibiting marketing through traditional mass media like television. The new communication channels are giving option to bypass mass media advertising for building strong and differentiated brand.” (Aaker, Joachimsthaler, 1997)

“The Internet has become the new battlefield for marketing competitors. No longer an experimental media vehicle for computer geeks, it is mainstream and turning into the jumping-off point of creative exploration in marketing.” (Larry, 2003)

Vantagens:
Grande rapidez na difusão da mensagem
Custos reduzidos



Desvantagens:
Se for passada uma mensagem negativa sobre algum produto ou serviço, pode ter consequências devastadoras.




Exemplo:


Com o objectivo de mostrar que a sua empresa nada tinha a esconder, e que os seus produtos não possuem substâncias químicas a CEO Joanna Gardiner, Presidente da Ovelle Pharmaceutical, apareceu nua num anúncio junta com a sua equipa.
Com esta iniciativa foi gerada uma grande polemica e deu origem ao Marketing Viral,
Que se espalhou de tal forma que este anuncio ja foi visto por mais de 400 mil pessoas
Fonte:http://www.nothing-to-hide.co.uk/


Sem comentários: