terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Experience Marketing


Mais do que produtos, são propostas experiências – relaxamento através massagens especializadas, viagens a paraísos desconhecidos, desportos radicais e de aventura, experiências gastronómicas, entre tantas outras. O contacto real com vivências novas, personalizadas, marcantes, e por vezes únicas, atinge um público cada vez mais atento e exigente e rompe com os modelos de marketing tradicional.

Estas experiências, como ideias à disposição de clientes, de forma individual ou colectiva, geram fenómenos de identificação, diferenciação e interacção que reforçam momentos, memórias, sentimentos e identidades. Ideias que vão ao encontro de uma abertura de horizontes e possibilidades a explorar, prementes na época da globalização. Gestão de Experience Marketing surge como possibilidade de análise desta nova realidade, importante para empresas, profissionais e estudantes do sector e, seguramente, como noção a ter em conta para uma gestão de futuro.

Livro Gestão de Experience MarketingAndreia Andrés, Joaquim Caetano e Luís Rasquilha


Fonte: http://www.quimera-editores.com/catalogo/gestao/experience.php


Definição:

O Experience Marketing consiste em proporcionar aos consumidores, mais que um produto, um conjunto de experiências novas, individuais ou colectivas mas sempre marcantes através do contacto real com novas vivências que geram sentimentos de identificação.

Exemplos:

Uma visita guiada a um estádio de futebol, um test drive de um novo automóvel uma estadia num SPA etc....

Vantagem:

Proximidade e ligação pessoal com as marcas, produtos ou serviços e consequente fidelização.

Desvantagem:

Caso a experiência não corresponda ás expectativas do consumidor a sua relação com as marcas, produtos ou serviços poderá sair enfraquecida


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