terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Endomarketing


Definição:

Por Medeiros Brum :“é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”.
Fonte:www.endomarketing.com

Por Saul Faingaus Bekin : “acções de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das do terceiro sector, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental”
Fonte:www.endomarketing.com

A aminha definição:
O Endomarketing é uma tecnica que visa seduzir e conquistar em primeiro lugar o cliente interno para poder então avançar para o cliente externo .


Na minha opinião o Endomarketing visa dar a todos os colaboradores (clientes internos) de uma determinada empresa ou organização, todas as informações necessárias para um profundo conhecimento sobre as actividades produtos ou serviços e desta forma tornarem-se mais aptos e eficazes a lidar com os clientes externos, para alem da disso há a necessidade de manter os colaboradores satisfeitos e envolvidos com a visão e missão da empresa por forma a capitalizar todo o potencial das pessoas, que são sem duvida, o maior activo das empresas. Existem várias formas de o fazer, pode ser através de sessões de formação com vista a alinhar posições, pode ser através de revistas internas ou mesmo intranet, qualquer que seja o meio utilizado todos eles visam a proximidade entre os valores e ideais das empresas com os seus colaboradores.


Exemplo:


A IPAMMAGAZINE







Sem comentários: